Influência do Comportamento Sedentário na Prática de Atividade Física em Mulheres Climatéricas

Por: Alenice Aliane Fonseca, André Luiz de Carvalho Braule Pinto, Josiane Santos Brant Rocha e Ronilson Ferreira Freitas.

Motricidade - v.18 - n.3 - 2022

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a influência do comportamento sedentário na prática da atividade física em mulheres climatéricas. Tratou-se de um estudo transversal com amostra aleatória de 873 mulheres, atendidas em unidades da Estratégia Saúde da Família no município de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. Foi testado um modelo de equação estrutural para avaliar a influência do comportamento sedentário na prática da atividade física. Os resultados revelaram que o comportamento sedentário tem efeito negativo sobre atividades leves, moderadas e vigorosas, explicando 8%, 2% e 6%, respectivamente, da variabilidade dessas variáveis. Observou-se também que o aumento do comportamento sedentário tem efeito negativo sobre as atividades leve (β = -0,04), moderada (β = -0,10) e vigorosa (β = -0,17). O comportamento sedentário afeta negativamente o desempenho da atividade física leve, moderada e vigorosa em mulheres climatéricas assistidas pela Estratégia Saúde da Família.

Endereço: https://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/26937

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.