Infância, Educação Física e Escolarização: Tensões Cotidianas

Por: Marciel Barcelos, Renato Pereira Coimbra Retz e Wagner dos Santos.

Pensar a Prática - v.20 - n.3 - 2017

Send to Kindle


Resumo

Este artigo investiga as relações estabelecidas pelas crianças do 3º ano do Ensino Fundamental com as rotinas escolares. Para tanto, caracterizou-se como um estudo etnográfico com a permanência dos pesquisadores em campo de março a dezembro de 2014. Utiliza como fontes o registro em diário de campo elaborado a partir da observação em diferentes lugares da escola (entrada, aula em sala e aula de Educação Física). Os dados apontam que as crianças se apropriam da cultura escolar para tensionar as rotinas, atendendo a seus desejos e necessidades, produzindo diferentes sentidos.

Endereço: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42613

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.