Indícios de Sentidos e Significados de Feminilidade e de Masculinidade em Aulas de Educação Física

Por: Vilma Canazart dos Santos.

Motriz - v.16 - n.4 - 2010

Send to Kindle


Resumo

O presente artigo trata de indícios de sentidos e significados de feminilidade e masculinidade em  aulas de Educação Física. Os referenciais teóricos adotados estão ligados à perspectiva histórico-cultural 
(Lev Vigotski) e à concepção enunciativo-discursiva (Mikhail Bakhtin), além da literatura sobre o tema  masculinidade e feminilidade e a Educação Física. Foram acompanhadas as aulas de dois professores,  sendo uma do sexo feminino e outro do sexo masculino, em duas escolas da cidade de Sumaré/SP. Os/as  alunos/as das 5as séries – uma sala por escola – também constituíram o universo da pesquisa. Como forma  de registro, foi utilizada a videogravação e o diário de campo. Foi possível identificar que muitas falas de  alunas, alunos, professor e professora trazem indícios da internalização de valores e discursos, social e  culturalmente construídos, que participam da institucionalização de certas normas, práticas e prioridades  para cada gênero, sem, contudo, serem necessariamente percebidos. 

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/1980-6574.2010v16n4p841/pdf_5

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.