Imagem Corporal de Adolescentes e Adultos Jovens Praticantes de Dança

Por: Ana Paula Rodrigues Figuerôa, Esther Santos Mendes, Giuliane Diógenes Norberto da Silva, Ingrid Letícia da Silva e Rebeca Grasielly da Silva Medeiros.

Arquivos em Movimento - v.18 - n.1 - 2022

Send to Kindle


Resumo

Esse estudo buscou analisar a correlação entre a insatisfação com a imagem corporal e a prática de balé clássico e dança contemporânea por adolescentes e adultos jovens de ambos os sexos. Trata-se de um estudo descritivo transversal correlacional, onde foi analisada uma amostra por conveniência composta por 56 praticantes de balé clássico e dança contemporânea de ambos os sexos. Foi aplicado o questionário BSQ e a escala de silhuetas. Ao avaliar o nível de insatisfação com a imagem corporal e as variáveis sexo, estilo de dança praticado e grupo etário apenas o grupo etário apresentou correlação significativa (p <0,05), onde os adolescentes apresentaram um percentual de insatisfação corporal mais elevado comparado aos adultos jovens (60,7% x 17,9%). Concluímos que adolescentes tendem a estar mais insatisfeitos com sua imagem corporal, não havendo correlação entre a insatisfação com a imagem corporal e o sexo ou estilos de dança pesquisados

Endereço: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/43309

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.