História do Lazer na Bahia: Experiências na Coleta de Informações a Partir de Periódicos Locais no Período Entre 1945 a 1955

Por: .

XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

Na literatura existente sobre o período de criação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), há a presença de vários panoramas, que em sua maioria, indicam os anos1950 como tendo sido autênticos “anos dourados” e isso, por entenderem que nesta fase a tradicional sociedade baiana, mais especificamente a soteropolitana, direcionou-se a uma transformação, que visava ligar esta cidade aos novos direcionamentos sociais, as efervescentes mudanças que se davam no período. Portanto cedia a transformação, concentração e expansão dos espaços e com eles reestruturação dos modos de vida, próprios ao movimento modernista.É importante frisar que esse processo de transformação acabou influenciando toda a vida social e também, os modos de vida e as formas de lazer na capital baiana. Assim, podemos inferir que a criação da UFBA atuou e mesmo influenciou esse processo de mudança.

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2015/6conice/paper/viewFile/7118/3468

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.