Ganhar ou Perder e Resultados Subsequentes: Uma Análise a Partir do Histórico Competitvo de Atletas de Judô

Por: Amauri Gouveia Jr., Fernando Pereira de Jesus, Italo Sergio Lopes Campos, Luiz Eduardo Pinho Jr. e Yan Sobral Campos.

Revista Portuguesa de Ciências do Desporto - n.1 - 2017

Send to Kindle


Resumo

A competição apresenta grande valor social em diversos ambientes. No alto rendimento, esta é ainda mais dimensionada necessitando de um incremento maior nas relações hu-manas. Em esportes de combate como o judô, o contato físico impõe elementos comporta-mentais variados como resultado da concorrência. Conjectura-se que resultados de con-frontos anteriores poderiam influenciar em novos resultados em função das experiências adquiridas pelos indivíduos. O objetivo deste estudo foi investigar através de fonte docu-mental, resultados competitivos de quinze atletas de judô do sexo masculinos (19.10± 3.6 anos) em um período de três anos e, verificar se tais resultados (lutas anteriores) foram determinantes para a manutenção de vitórias e/ ou derrotas subsequentes. Os resultados encontrados indicam que: 1 – existia uma coerência entre vencer e perder e luta posterior apenas entre as duas primeiras lutas ao longo do tempo observado; 2 – tal efeito (derrota) tendia a diminuir ao longo do tempo; 3 – as correlações de ganhar ou perder apenas para perdedores podia ser decorrente do nível técnico da amostra; 4 – a distribuição conhecida de habilidades e o efeito observador dos atletas durante os campeonatos analisados po-dem ter tido influência nos resultados encontrados.

Endereço: https://rpcd.fade.up.pt/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.