Futebol: o Espetáculo do Século

Por: Elizabeth Quintilho (Organizador), José Paulo Florenzano (Organizador), Marcia Regina da Costa (Organizador) e Marco Antônio S. Santos (Organizador).

284 páginas. Musa. 1999

Send to Kindle


Sobre a Obra

Vinte e seis autores, participantes do seminário “Futebol:espetáculo do século”, promovido pelo Núcleo de estudos do cotidiano e de Cultura Urbana/Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais, da PUC-SP, têm seus textos reunidos no livro do mesmo nome: Futebol: espetáculo do século, que a Musa Editora acaba de editar, em tempo recorde demais. O cineasta Ugo Giorgetti, diretor de Boleros, fala de Arte e futebol, para nos lembrar que ” a arte se alimenta da exceção, não da regra”. E nos diz lucidamente, sem saudosismo: “É melhor nos prepararmos cuidadosamente porque os novos integrantes do mundo do futebol, que estarão à nossa disposição para a construção de futuros personagens, ao contrário de um Almir pernambuquinho, de um Joel camargo, de um Alfonsinho ou de um edmundo, podem não ser exatamente interessantes. Ou alguém gostaria de fazer um filme sobre o gerente de marketing da HMTF?”
Ainda escrevem sobre boleiros, futebol e cinema, o jogador Sócrates e o prof. Maurício Murad, que dirige o núcleo de sociologia do futebol, da Uerj. Futebol empresa é o tema tratado por Luiz Fernando pozzi, Marcelo W. proni, Vera Regina Toledo Camargo e Juca kfouri. Artigos sobre Futebol e Democracia são assinados por Ricardo melani, Wladimir, Afonsinho, José paulo Florenzano e Joel Rufino dos Santos. Várzea, futebol e lazer é tema de Euclides B. silva Netto, Marco Antonio S.Santos e Flávio Adauto. Para falar das polêmicas Torcidas organizadas foram convidados Carlos Alberto Máximo Pimenta, Luiz henrique de Toledo, josé Cláudio ª Moraes ( dentinho), Eduardo Scolese e Elisabeth Murillo Silva. Futebol, Literatura e História, com direito a nelson Rodrigues, mostra textos de Fátima M. Rodrigues Antunes, Francisco José Nunes, Plínio José Labriola de C. negreiros, Zartú Giglio Cavalcanti, J.Luiz dos Anjos e M. Ivonetti Busnardo Ramadan.

Sumário

título página
O Mito do Herói e o Futebol 240

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.