Futebol e Etnicidade: Análise Sobre a Questão étnica na Fundação do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense (1903-1906) e do Esporte Clube Juventude (1913-1916)

Por: Bárbara Juliana Lauxen.

127 páginas. 2021 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Conhecido na atualidade como um esporte popular, o futebol é ao mesmo tempo jogo, lazer, entretenimento e um campo onde ocorrem disputas políticas, econômicas e sociais. O englishsport ou foot-ball surge no Rio Grande do Sul no contexto histórico do início do século XX, no qual clubes associativistas estão se consolidando. Esse é o cenário de formação dos primeiros clubes de futebol no estado e a presença de imigrantes em suas fundações é um elemento chave. Decorre desse fato a atribuição étnica as origens de clubes de futebol, como no caso do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, imputada a origem alemã, e ao Esporte Clube Juventude, a origem italiana. Pretendemos nesta pesquisa esclarecer quais elementos, para além do sobrenome dos sócios, podem atribuir uma etnicidade. Para tanto, optamos pelo recorte cronológico dos três primeiros anos das duas agremiações - isto é, de 1903 a 1906 para o Grêmio e de 1913 a 1916 para o Juventude - no intuito de identificar a questão étnica no período do início de suas atividades esportivas e sociais. Lançamos mão da análise das atas institucionais das duas agremiações e de reportagens dos jornais A Federação, Cittá di Caxias e O Brazil. Após esse levantamento, procuramos traçar paralelos e/ou identificar divergências entre os dois clubes na tentativa de entender se essa etnicidade foi uma ideia expressada pelos clubes e/ou seus sócios ou se lhes foi imputada. Através das lentes da História Cultural observamos uma nova forma de analisar a história do futebol, compreendendo esse tema como um meio de entendermos a dinâmica social que se reflete nas instituiçõe

Endereço: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9773

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.