Formatos Abertos

Por: Sergio Amadeu da Silveira.

Recursos Educacionais Abertos: Práticas Colaborativas Políticas Públicas.

Send to Kindle


Resumo

Na sociedade informacional é uma sociedade pós-industrial. Pela aplicação do conhecimento como força produtiva direta, também é denominada sociedade do conhecimento. O sistema sócio-econômico que se consolidou nos séculos XIX e XX como industrial está sendo alterado, dando lugar a um capitalismo cognitivo. Assim, o modo de produção hegemônico vive “a passagem de uma lógica da reprodução a uma lógica da inovação, de um regime de repetição a um regime de invenção” (CORSANI, 2003, p. 15).

As tecnologias de informação viabilizaram a sociedade informacional e se tornaram tecnologias estratégicas, fundamentais em todos os campos: da economia, da gestão, da política, da guerra e da cultura. Alan Kay, um dos pioneiros da computação, considerava que o computador, expressão derradeira das tecnologias da informação, era uma espécie de mídia expansível, porque os novos usuários poderiam adicionar a ele novas propriedades, bem como poderiam inventar novos meios de comunicação. Para Kay, o computador pode ser chamado de "metameio", uma vez que seu conteúdo, sua essência, é "uma ampla gama de meios de comunicação já existentes e aindanão-inventados" (MANOVICH, 2008, p. 36).

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.