Exército e o Paar: Processos de Militarização no Esporte Nacional

Por: Caroline Costa Picetskei.

141 páginas. 2020 17/02/2020

Send to Kindle


Resumo

O objetivo dessa dissertação é identificar como o Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR) influencia na configuração esportiva brasileira por meio da implantação e desenvolvimento do programa e como isso se tornou um processo de militarização esportiva. Da análise da conjuntura esportiva brasileira verificamos que no ano de 2012, nos Jogos Olímpicos, o Brasil participou com 259 membros sendo 51 das Forças Armadas (FFAA), já no ano de 2016 o Brasil participou com 465 membros, sendo que 145 pertenciam as FFAA; nesse mesmo ano 670 militares fizeram parte do PAAR no Brasil. Segundo dados do Ministério da Defesa, no primeiro ano de projeto foram investidos, anualmente, aproximadamente, R$ 15 milhões em salários para atletas militares. Além disso, são investidos, aproximadamente, R$ 3 milhões na reforma de estrutura de treinos. A metodologia da pesquisa classifica-se como descritiva e qualitativa. A utilização da teoria de Norbert Elias traz o suporte sociológico necessário para a compreensão do tema com olhar crítico necessário para entender as motivações que permeiam a política pública esportiva. Como instrumento de pesquisa foram utilizadas as entrevistas semiestruturadas, assim como uma observação de campo por meio das visitas ao Comitê Desportivo do Exército (CDE) na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Foram realizadas quatro entrevistas com pessoas envolvidas com a direção do programa no país, sendo elas do CDE e da Secretaria Especial do Esporte. Essas entrevistas foram analisadas com o auxílio do software NVivo e encontradas dez categorias que mais incidiram na coleta realizada. Nessas categorias foram levantados aspectos como a motivação para a criação do programa, objetivo do programa, criação legislativa, exército na configuração esportiva, benefícios do PAAR, fatores negativos, países que possuem programas semelhantes, continuidade, verbas e resultados. A busca documental foi direcionada para a legislação brasileira e em trabalhos acadêmicos de interesse ao tema, apesar de não existir nada específico ao tema. A dissertação apontou que o PAAR possui papel importante dentro da política esportiva brasileira e se monstra como um mecanismo relevante de manutenção do esporte de alto rendimento brasileiro, que em alguns aspectos foi criticada pelos reflexos na sociedade e no Exército Brasileiro (EB) e ainda que existe a possibilidade de melhora e até mesmo ser usada como base para futuras políticas públicas esportivas no que tange ao rendimento.


 

Endereço: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=9846979

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.