Entre o Tradicional e o Eletrônico: Significados do Brincar Para Crianças de Uma Escola Pública de Piracicaba-sp.
Por: Adalberto dos Santos Souza, Benecta Patrícia Fernandes e Fernandes, Cinthia Lopes da Silva e Ida Carneiro Martins.Revista Brasileira de Estudos do Lazer - RBEL - v.3 - n.2 - 2016
Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar os jogos e brincadeiras tradicionais e eletrônicas, assim como os significados do brincar para crianças de uma escola pública de Piracicaba-SP. Quando se trata do brincar há uma tendência a se valorizar os jogos e brincadeiras tradicionais em detrimento dos jogos e brincadeiras eletrônicos, isso devido ao fato de que, no segundo caso, o brincar ocorre mediado pela tecnologia. Foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo, caracterizando este estudo como qualitativo. A pesquisa de campo foi realizada junto a crianças de 9 a 10 anos de uma escola pública de Piracicaba-SP. A técnica utilizada foi a entrevista semiestruturada. A análise dos dados das entrevistas foi baseada nos princípios antropológicos e no referencial sociocultural. Os resultados indicaram que as crianças investigadas brincam tanto dos jogos e brincadeiras tradicionais como eletrônicos. Os jogos eletrônicos possuem também tradição. O brincar para essas crianças investigadas está relacionado a um ato coletivo, a aprender coisas novas e também em sentido compensatório das atividades cotidianas.
Endereço: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/509
Tags: Atividades de Lazer, Cultura, Jogos, Jogos de Video