Ensino Inclusivo em Um Curso de Educação Física Análise das Adaptações Pedagógicas Para o Estudante Cego na Educação Superior

Por: Barbara Andressa Mendonça de Rocha Mesquita, Carolina Cristina Rodrigues Favoretto, Kelly Cristiny Martins Evangelista, Renata Carvalho dos Santos, Vanessa Helena Santana Dalla Déa e Vicente Paulo Batista Dalla Déa.

Pensar a Prática - v.23 - 2020

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Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi analisar as estratégias de acessibilidade pedagógica para atender as necessidades educacionais de estudante cego, matriculado na disciplina de anatomia humana de um curso de Educação Física em uma universidade pública, por meio da pesquisa-ação. O estudo foi realizado no primeiro semestre de 2018. Verificou-se a necessidade e construção de peças anatômicas com materiais de baixo custo em diferentes texturas, e utilização de peças anatômicas sintéticas. Os resultados indicam que as adaptações pedagógicas e instrumentais utilizadas foram essenciais ao processo de ensino-aprendizagem do aluno cego, aliado a sua utilização em conjunto com toda turma. O estudante se apropriou do conteúdo da disciplina identificado por meio das avaliações realizadas.

Endereço: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/60366

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