Ensino do Handebol em Longo Prazo: Estudo a Partir da Opinião de Treinadores

Por: .

EF&C - Educación Física Y Ciencia - v.20 - n.2 - 2018

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar a preferência/utilização dos métodos de ensino por treinadores de handebol em quatro categorias (sub-12, sub-14, sub-16 e sub-18). Para isso foi elaborado um instrumento de entrevista semiestruturada e aplicado a treinadores do Estado de São Paulo. O Discurso do Sujeito Coletivo foi o método adotado para a tabulação e análise dos discursos, o que permitiu explorar as ideias centrais também em termos quantitativos. Os resultados apontaram particularidades entre as opiniões dos treinadores quando comparadas a alguns modelos descritos na literatura. Destaca-se, especialmente, a presença do método analí­tico-sintético na categoria sub-12, a presença do método global-funcional em todas as categorias e a crescente preferência/utilização referente ao método situacional. Conclui-se que os resultados apontaram caracterí­sticas especí­ficas a um grupo de treinadores do Estado de São Paulo, revelando um importante campo de investigação no ãmbito do ensino do handebol.

Endereço: https://efyc.fahce.unlp.edu.ar/article/view/EFYCe048

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.