Elementos Para o Ensino de Dança: Apreciação, Composição, Improvisação e Técnica.

Por: Gilbert de Oliveira Santos e Melissa Monteiro Guimarães.

Arquivos em Movimento - v.18 - n.1 - 2022

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO: Este ensaio apresenta e discuti quatro elementos balizadores para uma proposta de ensino de dança, quais sejam: a técnica, a improvisação, a composição e a apreciação. Buscando dialogar com a produção científica e artística a respeito destes elementos e suas relações com a pedagogia de dança. DESENVOLVIMENTO: Tendo em vista a profundidade conceitual que estes elementos adquiriram tanto na produção acadêmico-científica como também na arte contemporânea, o objetivo deste trabalho é trazer à tona o debate da importância de o ensino de dança ultrapassar as pedagogias reprodutivistas e espontaneístas. CONCLUSÃO: Dançar não é apenas decorar e executar passos previamente estabelecidos, é preciso compreender a dança como um sistema de criação capaz de impulsionar uma capacidade questionadora e reveladora direcionada ao desenvolvimento do autoconhecimento, da autonomia expressiva e da criatividade humana.

Endereço: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/46854

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.