Efeitos Isolados e Sinérgicos do Mp10 e da Temperatura Média na Mortalidade Por Doenças Cardiovasculares e Respiratórias

Por: Antonella Zanobett, Joel Schwartz, Paulo Hilario Nascimento Saldiva e Samya de Lara Lins de Araujo Pinheiro.

Revista de Saúde Pública - v.48 - n.6 - 2014

Send to Kindle


Resumo

Analisar o efeito da poluição do ar e da temperatura na mortalidade por doenças cardiovasculares e respiratórias.Foram analisados os efeitos da temperatura e do material particulado com diâmetro aerodinâmico < 10 micrômetros (MP10), isolado e sinérgico, na mortalidade de indivíduos > 40 anos por doenças cardiovasculares e na mortalidade de indivíduos > 60 anos por doenças respiratórias em São Paulo, SP, entre 1998 e 2008. Três tipos de metodologias foram aplicadas para avaliar a associação isolada: análise de séries temporais com regressão de Poisson, análise case-crossover com pareamento temporal bidirecional e análise case-crossover com pareamento pelo fator confundidor, i.e., temperatura média ou poluente. Foi interpretada a representação gráfica da superfície resposta, gerada por termo de interação entre tais fatores adicionado à regressão de Poisson, para avaliar o efeito sinérgico entre os fatores de risco.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0034-89102014000600881&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.