Efeitos do Fifa 11+ em Variáveis do Desempenho Físico

Por: Emerson Costa Santos, Matheus Santos Leal Barreiros, Moisés Augusto de Oliveira Borges e Pedro Adolpho Pessanha Furtado.

XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO

No futebol moderno, a exigência de alta performance, resultados positivos e o calendário de competições que se sobrepõe, requerem um alto nível de condicionamento físico dos jogadores. Embora o objetivo principal do FIFA 11+ seja minimizar o quantitativo e grau de lesões, o treinamento através deste programa pode conceder benefícios adicionais de desempenho para jogadores de futebol. Entretanto, é limitado o número de artigos que investigaram os efeitos do FIFA 11+ no condicionamento físico e desempenho atlético de jogadores no futebol de campo (DANESHJOO et al., 2013; IMPELLIZZERI et al., 2013; BRITO et al., 2010; BIZZINI et al., 2013; REIS et al., 2013). Sendo assim, especialmente em função do número reduzido de artigos publicados, se faz oportuno reforçar a literatura através de um estudo que tenha como propósito avaliar os efeitos do aquecimento FIFA 11+ em variáveis do desempenho físico. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo examinar os efeitos do aquecimento FIFA 11+ adaptado nas variáveis de desempenho físico, para entender se este programa é um aquecimento apropriado para jogadores de futebol amador, visando o melhor desempenho subsequente.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.