Efeitos da Estimulação Transcraniana Por Corrente Direta Sobre a Performance Psicomotora de Atletas: Uma Revisão Sistemática

Por: Amauri Junior, Fabio Alexis Rincon-uribe, Italo Sergio Lopes Campos, Janari da Silva Pedroso, Luis Felipe Sarmiento-rivera, Rejane Célia de Souza Godinho, Thais Alves Lobão e Yan Sobral Campos.

Motricidade - v.18 - n.3 - 2022

Send to Kindle


Resumo

O desempenho psicomotor é uma função complexa gerada pela integração dos sistemas cerebrais e motores, medido pela precisão, latência e velocidade de movimentos. Nos esportes, é usual buscar formas de aperfeiçoar os movimentos Além disso, utilizar a Estimulação Transcraniana por Corrente Direta (tDCS, na sigla em inglês) como técnica de estimulação não invasiva pode gerar alterações nas habilidades esportivas psicomotoras. Realizamos uma revisão sistemática, incluindo estudos experimentais com grupos sham ou controle, em adultos que relatam efeitos do tDCS no desempenho psicomotor dos atletas. O Manual Cochrane de Revisões Sistemáticas e a declaração sobre revisões sistemáticas e meta-análise do PRISMA-P (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Protocols) foram seguidos. As pesquisas ocorreram nas bases de dados  PsycINFO, PubMed (central), Scopus, Web of Science, Embase, SPORTDiscus e Cochrane Library. Estudos empíricos publicados em inglês, espanhol e português a partir de 2009, cujos resultados primários apresentaram uma medida efetiva da estimulação transcraniana por corrente direta no desempenho psicomotor de atletas adultos foram incluídos. Os resultados listam 10 artigos, 6 deles inseridos na meta-análise. Os artigos apresentaram baixo risco de viés e baixo viés de publicação, mas grande dispersão de áreas de estimulação.

Endereço: https://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/26513

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.