Efeito da Participação em Aulas de Educação Física Escolar Sobre Indicadores de Crescimento, Composição Corporal e Aptidão Neuromotora em Crianças

Por: Daniel da Rocha Queiroz, Marcos Moura Santos, Mauricio Carneiro, Teresinha de Jesus Sousa Lima e Victor Rafael de Lima Santos.

Pensar a Prática - v.20 - n.4 - 2017

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi examinar os efeitos de 12 semanas de aulas de Educação Física sobre os indicadores de crescimento, composição corporal e testes neuromotores em crianças. 23 indivíduos de ambos os sexos (6 a 10 anos) foram avaliados quanto às variáveis antropométricas (massa corporal, estatura, altura sentada, IMC e RCQ), composição corporal e testes neuromotores (força, flexibilidade e RML abdominal). A ANOVA two-way e o t-student foram utilizados na comparação das variáveis. Foram encontradas diferenças significativas na massa corporal, IMC, RCQ, massa corporal magra e RML abdominal. A participação de 12 semanas em aulas de Educação Física mostrou que as diferenças observadas entre os momentos estudados podem estar relacionadas ao efeito do fator tempo e grupo.

Endereço: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/43588

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.