Efeito da Frequência de Feedback Concorrente na Aprendizagem de Uma Habilidade Seriada
Por: Cássio de Miranda Meira Júnior, Go Tani, Juliette Noadya Costa Santos,, Maria Teresa Cattuzzo e Natália Barros Beltrão.Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.31 - n.2 - 2017
Resumo
Esse estudo investigou o efeito de diferentes frequências de feedback concorrente (FC) na eficiência, aquisição e transferência de uma tarefa de rastreamento serial. Quarenta e três adultos jovens de ambos os sexos foram divididos em três grupos: frequência de 100% (G100), 50% (G50) e 0% (G0). Eles praticaram uma tarefa de rastrear e tocar seis sensores em resposta ao acendimento sequencial de seis estímulos luminosos. O desempenho foi medido pelo número de blocos de tentativas necessário para reconhecer a sequência, e pelo total de sequências corretas e/ou antecipadas. Análise de variância mostrou que o G0 precisou de menos blocos que o G100 para o alcance do critério de aquisição. Embora não tenha havido efeito das diferentes frequências de FC no número de respostas corretas e antecipadas, observou-se que executar a tarefa com alta frequência de FC retardou a aquisição da habilidade.
Endereço: https://doi.org/10.11606/1807-5509201700020423