Efeito da Demonstração Distribuída na Aprendizagem do Saque do Voleibol

Por: Aline Horta Miguel Junqueira, Ana Luíza Perez Pimenta Velloso, Gabriel Menezes Alves, , e Suziane Peixoto Santos-naves,.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.28 - n.4 - 2014

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo investigou o efeito da distribuição das demonstrações na aprendizagem do saque japonês do voleibol. Dezoito sujeitos foram distribuídos em três grupos: G1 (oito demonstrações anteriores à prática), G2 (quatro demonstrações anteriores e quatro na 40º tentativa) e G4 (duas anteriores, duas na 20º, 2 na 40º, duas na 60º tentativas). A execução de uma pessoa habilidosa na tarefa foi filmada e utilizada como forma de demonstração para todos os grupos. O experimento consistiu de pré-teste com 10 tentativas, fase de aquisição com 80 tentativas e teste de retenção após 24 horas com 10 tentativas. Os resultados mostraram que as demonstrações anteriores à sessão de prática levaram a melhoras no escore e a demonstração distribuída levou a melhoras no padrão de movimento.

Endereço: https://doi.org/10.1590/1807-55092014000400629

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.