Efeito da Demonstração Distribuída na Aprendizagem do Saque do Voleibol
Por: Aline Horta Miguel Junqueira, Ana Luíza Perez Pimenta Velloso, Gabriel Menezes Alves, Herbert Ugrinowitsch, Rodolfo Novellino Lacom Benda e Suziane Peixoto Santos-naves,.Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.28 - n.4 - 2014
Resumo
O presente estudo investigou o efeito da distribuição das demonstrações na aprendizagem do saque japonês do voleibol. Dezoito sujeitos foram distribuídos em três grupos: G1 (oito demonstrações anteriores à prática), G2 (quatro demonstrações anteriores e quatro na 40º tentativa) e G4 (duas anteriores, duas na 20º, 2 na 40º, duas na 60º tentativas). A execução de uma pessoa habilidosa na tarefa foi filmada e utilizada como forma de demonstração para todos os grupos. O experimento consistiu de pré-teste com 10 tentativas, fase de aquisição com 80 tentativas e teste de retenção após 24 horas com 10 tentativas. Os resultados mostraram que as demonstrações anteriores à sessão de prática levaram a melhoras no escore e a demonstração distribuída levou a melhoras no padrão de movimento.
Endereço: https://doi.org/10.1590/1807-55092014000400629
Tags: Aprendizagem, Vôlei