EEFE, APEF-SP e a Profissionalização da Educação Física no País

Por: Paula Bassi.
Send to Kindle


Resumo

Hoje, a Educação Física é vista como uma área do conhecimento essencial para a saúde e o bem-estar da população em geral. Porém, nem sempre a disciplina foi tão bem integrada à sociedade civil. Até meados dos anos 1930, a matéria era ensinada apenas em escolas militares e as aulas de educação física não eram obrigatórias no ensino básico.

Em São Paulo, a situação começou a mudar com a fundação do Departamento de Educação Physica (DEP) pelo governo estadual. Uma das primeiras ações do DEP, em 1934, foi a criação da Escola Superior de Educação Physica, futura Escola de Educação Física e Esporte da USP, a primeira instituição civil da área no Brasil. Na mesma época, em 1935, uma outra entidade foi criada com o intuito de profissionalizar e disseminar conhecimento, a Associação dos Professores de Educação Física (APEF) de São Paulo, pioneira no Brasil.

Endereço: http://www.eefe.usp.br/apef

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.