Educação Física na EaD: Histórico, Cenários e Perspectivas
Por: Katiuscia Mello Figuerôa (Organizador) e Emerson Liomar Micaliski.231 páginas. Artesanato Educacional. 2019
Sobre a Obra
Apesar do acentuado crescimento da educação a distância (EaD) o Brasil, especialmente na graduação e na pós-graduação lato sensu, a modalidade continuada enfrentar críticas e preconceitos. No caso de cursos mais práticos, como os da área de saúde, por exemplo, as críticas são proferidas em tom ainda mais elevado.
Nesse cenário, o que pensar do ensino da Educação Física a distância no ensino superior? Pode até ser considerada um oximoro a expressão “Educação física a Distância”! É possível “aprender” educação física por EaD? Como são as aulas? Qual a função dos tutores dos polos? Como é a avaliação?
Desde que comecei a lecionar no Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias no Centro Universitário Internacional Uninter, impressionou-me um grupo de pesquisa que investigava o ensino da Educação Física a distância. Com larga experiência prática (pela oferta de cursos a distância a milhares de alunos), além de um apetite pelas discussões teóricas, os autores deste livro compartilharam conosco suas preciosas reflexões sobre o tema.
Mas o livro não está só voltado apenas àqueles interessados na Educação Física a distância: interessa a todos os que estudam e praticam a EaD, e àqueles que procuram compreender a educação contemporânea, que incorpora novas metodologias de ensino e aprendizagem e novas ferramentas e tecnologias.
João Mattar
Diretor de Relações internacionais da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância
Vice-Presidente da ABT – Associação Brasileira de Tecnologia Educaciona