Educação Física, Lazer e Formação Cultural em Tempos de Pandemia: Experiências com Um Projeto de Extensão

Por: Aline Britto Rodrigues, Letícia Matos Santos, Maria Isabel Nascimento Lopes e Thiago Cloves Silva Lima.

Temas em Educação Física Escolar - v.6 - n.3 - 2021

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho objetiva descrever a experiência com o projeto de extensão “Tecnologias e formação cultural em tempos de isolamento social: a educação para e pelo lazer”, executado no Instituto Federal da Bahia (IFBA) - Campus Eunápolis, na modalidade on-line. Focaliza as temáticas desenvolvidas nos encontros do projeto na relação com filmes/séries/documentários que dialogam com a educação e/ou com as práticas corporais. Apresenta o formato de relato de experiência e fundamenta-se nas concepções teóricas de autoras/es diversas/os que contribuíram com o fomento das reflexões específicas de cada tema. De modo geral, os estudos sistemáticos dos textos balizadores e as demais atividades de planejamento e de operacionalização dos encontros enriqueceram a formação cultural do coletivo para além dos tempos curriculares com os quais já estão/estavam envolvidos. O projeto também se constituiu como uma opção de lazer virtual para o grupo, ratificando a importância desse fenômeno, especialmente em tempos de isolamento social.

REFERÊNCIAS

BERTH, Joice. O que é Empoderamento. São Paulo: Pólen, 2018. Coleção Feminismos Plurais.

BORGES, Elaine Regina. UMA EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DA CORPOREIDADE NA EJA: por uma aprendizagem contextualizada. Centro Universitário Municipal de São José - USJ. São José, 2010. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2021.

BRASIL. PORTARIA Nº 343, de 17 de março de 2020. Disponível em: . Acesso em: 18 mar. 2021.

CHEER Up. Direção de Lee Eun-Jin. Coreia do Sul: Contents K., 2015. (12 episódios, 60 min).

COÊLHO, Ideu Moreira. Escritos sobre o sentido da escola: uma introdução. In: COÊLHO, Ideu Moreira. Escritos sobre os sentidos da escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012, p. 15-32.

CRUZ JÚNIOR, Gilson. Nippon ichi! O esporte na cultura dos animes e mangás. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 3., p. 1091-1104, jul./set. 2017. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2020.

ENES, Carla Cristina; SLATER, Betzabeth. Obesidade na adolescência e seus principais fatores determinantes. Rev. Bras. Epidemiologia, v. 13, n. 1, 2010, p. 163-71. Disponível em: . Acesso em: 24 ago. 2021.

GAYA, Adroaldo. Será o corpo humano obsoleto?. Sociologias, Porto Alegre, ano 7, n. 13, jan./jun. 2005, p. 324-337. Disponível em: . Acesso em: 29 out. 2020.

GLOSSÁRIO de Acessibilidade. Câmara dos Deputados. Congresso Nacional, 2020. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2021.

GOLDBERG, Marvin E.; GORN, Gerald J.; GIBSON, Wendy. Messages for snack and breakfast food: do they influence children's preferences? Journal of Consumer Research, v. 5, n. 2, p. 73-81, 1978. Disponível em: . Acesso em: 02 set. 2021.

GOMES, Christianne Luce. Lazer: necessidade humana e dimensão da cultura. Revista Brasileira de Estudos do Lazer. Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 3-20, jan./abr. 2014. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2020.

INSTITUTO Federal da Bahia. Plano de Desenvolvimento Institucional. Disponível em: . Acesso em: 24 ago. 2021.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Instituto Piaget: Lisboa, 1997.

MACHADO, Afonso Antônio; ZANETTI, Marcelo Callegari; MOIOLI, Altair. O corpo, o desenvolvimento humano e as tecnologias. Motriz, Rio Claro, v. 17 n. 4, p. 728-737, out./dez. 2011. Disponível em: . Acesso em: 02 set. 2021.

MADUREIRA, Alessandra Vinco A. Calixto; MONTEIRO, Daniela de Souza Mazur Monteiro; URBANO, Krystal Cortez Luz. Fãs, mediação e cultura midiática: dramas asiáticos no Brasil. Jornada Internacional GEMInIS. São Carlos - São Paulo - 13 a 15 de maio de 2014. 2014. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2021.

MINAS do futebol. Autor Yugo Hattori. Brasil: Alvorada Filmes, 2018. (50 min).

MUITO além do peso. Direção de Estela Renner. Maria Farinha Filmes, 2013. (80 min).

NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Commission on Life Sciences. Subcommittee on the Tenth Edition of the RDAs. Recommended dietary allowances. Washington, DC, National Academy Press, 1989.

NOGUEIRA, Monique Andries. Experiências estéticas em sala de aula: possibilidades na formação cultural de futuros professores. ANPED. GE-01: Educação e Arte, 2008. Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2020.

PAIVA, Juliana Cavalcante Marinho; SILVEIRA, Thaís Becker Henriques; LUZ, Joseane de Oliveira. DINÂMICAS DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E ESTUDOS DA DEFICIÊNCIA: representatividade e políticas públicas. In: MARIVETE, Gesser; MELLO, Anahi Guedes de (Orgs.). Estudos da deficiência: anticapacitismo e emancipação social. Curitiba: CRV, 2020, p. 96-111. Disponível em: . Acesso em: 02 set. 2021.

PASSERO, Julia Gravena; BARREIRA, Júlia; TAMASHIRO, Lucas; SCAGLIA,

Alcides José; GALATTI, Larissa Rafaela. Futebol de Mulheres Liderado

por Homens: uma análise Longitudinal dos Cargos de Comissão Técnica e

Arbitragem. Movimento, v. 26, e26060, 2020. Disponível em:

br/Movimento/article/view/100575>. Acesso em: 29 jul. 2021.

PITANGA, Francisco José Gondim; BECK, Carmem Cristina Beck; PITANGA, Cristiano Penas Seara. Inatividade física, obesidade e COVID-19: perspectivas entre múltiplas pandemias. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde. v. 25, 2020, p. 1-4. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14262. Acesso em: 24 ago. 2021.

PÓDIO para todos. Direção: Ian Bonhôte e Peter Ettedgui. Produção: Greg Nugent e John Battsek. Reino Unido: HTYT Films, Misfits Entertainment, Passion Pictures, Ventureland, 2020. Documentário (105 min).

POFFO, Bianca Natália; VELASCO, Amanda Paola; KUGLER, André Guths; FURTADO, Sabrina; SANTOS, Silvan Menezes dos; FERMINO, Antonio Luis; SOUZA, Doralice Lange de. Mídia e jogos paralímpicos no Brasil: investigando estigmas na cobertura jornalística da folha de S. Paulo. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 4, p. 1353-1366, out./dez. 2017. Disponível em: . Acesso em: 02 set. 2021.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala?. São Paulo: Pólen, 2019. Coleção Feminismos Plurais.

ROCHA, Mayara Alves Brito da; TENÓRIO, Kadja Michele; SOUZA JÚNIOR, Marcílio; NEIRA, Marcos Garcia. As teorias curriculares nas produções acerca da Educação Física escolar: uma revisão sistemática. Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 1, p. 178-194, jan./abr. 2015. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2021.

SANTOS, Silvan Menezes dos; ALMELA, Josep Solves; SOUZA, Doralice Lange de. A influência dos direitos de Transmissão no jornalismo esportivo: um estudo com jornalistas sobre a Cobertura dos jogos Paralímpicos Rio/2016. Movimento, Porto Alegre, v. 26, p. 26010, 2020. Disponível em: . Acesso em: 02 set. 2021.

TEIXEIRA, Renan Carlos; COSTA, Saulo de Paula; OLIVEIRA, Gabriela Venturini; CANDIDO, Flávio Napoleão; RAFAEL; Leonardo Medeiros; MAZINI FILHO, Mauro Lúcio. Influências da mídia e das relações sociais na obesidade de escolares e a Educação Física como ferramenta de prevenção. Cinergis, Santa Cruz do Sul, v. 17, n. 2, p. 162-167, abr./jun. 2016. Disponível em: . Acesso em: 24 ago. 2021.

Endereço: https://cp2.g12.br/ojs/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3377

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.