Educação Física e Influência da Mídia: Percepções Docentes

Por: Antônio Orcini Costa Júnior, Aurélio Ribeiro da Silva, Felipe Cavalcante Brasileiro, Jurandir Fernandes Cavalcante, Luiz Torres Raposo Neto, Roberta Oliveira da Costa e Ronnisson Luís Carvalho Barbosa.

Coleção Pesquisa em Educação Física - v.18 - n.2 - 2019

Send to Kindle


Resumo

A sociedade contemporânea passa por várias reconfigurações, devido à globalização e a facilidade dos meios tecnológicos, é notório que a cada instantes modificações acontecem, no modo de se comunicar, relacionar com as pessoas, objetos e com o mundo em volta. Assim objetivamos identificar a percepção dos professores de Educação Física a respeito da influência das mídias e o uso das tecnologias nas aulas de Educação Física, bem como entender os possíveis processos nas aplicações destas, correlacionando os pontos positivo e negativo. Trata-se de um trabalho quantitativo-descritivo, a pesquisa foi realizada em escolas de Fortaleza, com 51 professores, utilizando a aplicação de um questionário semiestruturado. Os resultados evidenciam que, 60,4% consideram extremamente relevante a influência que as redes sociais exercem nos educandos, 34% relevantes, 3,6% pouco relevante e 2% irrelevante. 43,4% apontam como problema da influência midiática o sedentarismo, 22,6% a industrialização do esporte e o modismo dos atletas, 18,9% o esporte apresentado com forma de espetáculo e 15,1% culto ao corpo. Para 54,7% o problema seria, dispersão dos alunos no desenvolvimento das aulas teóricas, 28,3% a falta de interesse nas atividades e jogos, 17% a falta de interação em grupo. 52,8% afirmam que o momento para mediação seria nas aulas expositivas, 26,4% aulas práticas, 20,8% nos trabalhos em grupos. Conclui-se que a influência midiática e tecnologias digitais exercem um papel fundamental no cenário da Educação Física cabendo o professor levantar essas implicações de maneira clara e objetiva despertando uma análise crítica e autônoma.

Endereço: https://www.fontouraeditora.com.br/periodico/home/viewArticle/1415

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.