Educação Física e Esportes: Diálogos Atuais

Por: (Organizador), Manuel Pacheco Neto (Organizador) e Marcelo José Taques (Organizador).

304 páginas. Fontoura. 2021

Send to Kindle


Sobre a Obra

Resultante da iniciativa da Secretaria Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte de Mato Grosso do Sul (CBCE-MS), esta obra interinstitucional é relativamente extensa, posto que conta com a participação de 34 autores/colaboradores, radicados em sete estados brasileiros, situados nas regiões centro-oeste, nordeste, sudeste e sul, além do Distrito Federal. Os textos aqui reunidos são oriundos de 13 instituições de ensino superior – onde estão lotados os já mencionados pesquisadores participantes –, a saber: Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Em termos estruturantes, são 17 capítulos que expressam diferentes vozes científicas, trazendo a lume estudos inéditos, todos recentes, que justificam a participação num volume cujo título – Educação Física e esporte: diálogos atuais – remete à compreensão imediata de contato com pesquisas levadas a termo nos dias que correm. Outra particularidade comunicada já no título é a pluralidade dialógica presente entre os colaboradores – e também entre os textos –, que gera, naturalmente, uma sequência sem divisões/seções por eixos temáticos, uma sequência que considera a alteração/gradação temática dos escritos, privilegiando a proximidade sequencial entre os enfoques mais agermanados, resultando num todo orgânico, composto por visões diversas, que proporcionam um panorama claro da essencialidade da Educação Física e do esporte no momento atual, sem a pretensão, está claro, de tanger ou mesmo esboçar a totalização temática em vigor. Em síntese, essa dialogicidade ancorada na diversidade de enfoques e abordagens, que é a proposta maior da obra, naturalmente impõe-se como fundamental, tornando imprópria a divisão por eixos temáticos e, por conseguinte, privilegiando a sequencialidade fluida, destituída de interrupções por blocos ou conjuntos compartimentados de capítulos. Destarte, aclaradas as razões que sustentam a opção xi 12 Educação Física e esportes: diálogos atuais pelas particularidades que acabaram por caracterizar a estruturação da obra, passemos aos comentários prévios dos capítulos que a compõem. ..

Sumário

título página
Preparação Profissional em Educação Física em Tempos de Internet: Algumas Reflexões Pontuais 21
O Preconceito na Educação Física e nos Esportes: Quando o Outro Ameaça 37
Reflexões Crônicas Sobre a Pedagogia do Esporte e Sua Contribuição Para a Formação de Treinadores 55
O Currículo Cultural Como Possibilidade de Enfrentamento das Injustiças Sociais: Por Uma Educação Física Situada Ao Sul 75
Diálogos Atuais Sobre a Corporeidade na Educação Física e no Esporte 91
Reflexões Sobre o Esporte na Formação Inicial de Professores e a Contribuição da Sociologia e Pedagogia do Esporte 113
Políticas Públicas de Esporte Escolar e as Perspectivas em Escolas Municipais de Corumbá-MS na Fronteira Brasil-Bolívia 129
Diálogos Entre Política e Esporte no Brasil Contemporâneo 147
Promoção das Atividades Físicas e Esportivas: Mova-se Por Uma Escola Ativa 163
Comportamento Motor: Entendendo o Desenvolvimento com Implicações na Educação Física 181
Formação e Atuação em Educação Física na área da Saúde 199
A Docência na Educação de Jovens e Adultos Sob o Olhar de Professores de Educação Física 215
Memórias de Quem Preserva Memórias na Educação Física e no Esporte: Caminhos de Uma Pesquisa 229
Variabilidade da Frequência Cardíaca no Esporte: Aplicações no Tiro Ao Prato 245
O Jogo e o Lúdico na Constituição das Experiências de Si: Valorizando a Escuta e o Protagonismo nas Reflexões Sobre Gênero, Sexualidade e Identidades 261
Transtorno do Espectro Autista e Atividade Física 277
Processo de Criação em Dança: Uma Possibilidade Inclusiva Para Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (tea) 291

Endereço: https://www.fontouraeditora.com.br/

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.