Divergências de Escolas; em Que Se Baseiam. Escola Amorosiana

Por: .

Da Educação Física.

Send to Kindle


Resumo

A educação física escolar, na sua feição moderna, data dos princípios do século XIX. É, como já tivemos ocasião de dizer, o século de sua renascença. Em 1814 Amoros, Basedow, Ling e Nactigall haviam tra-çado perfeitamente os lineamentos da ginástica sob ,este seu novo ponto de vista. Isto, porém, não impediu que os aspectos diversos, sob que alguns a encaravam, e o exclusivismo apaixonado de outros, profligando sistemas de valor incontestável, dessem ensanchas tanto ao aparecimento de teorias bizarras e esdrúxulas, como à invenção de outros métodos mais ou menos baseados na ciência. Alguns dêles mes-mo, a princípio fascinavam. Não os estudaremos, contudo. Seria inútil e impróprio resenhar métodos fictícios, resultados de combinações mais ou menos exóticas de fantasia avariada, e as teorias intempestivas, que não são estribadas na observação exata da natureza e das leis que a governam, quando só nos poderiam preocupar aquelas escolas que as críticas, nascidas do estudo e maturadas pela experiência, têm pôsto em relevo nos países onde é mais sèriamente encarado o problema educativo. 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.