Desenvolvimento Psicossocial e Saúde Mental em Jovens Atletas: Examinando os Efeitos da Idade, Tipo de Esporte e Nível de Experiência

Por: , Martin Camire, , Ricardo Teixeira Quinaud e Vitor Ciampolini.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.23 - 2021

Send to Kindle


Resumo

A atividade física por meio do esporte organizado tem sido posicionada como uma ferramenta potencial não apenas para prevenir o acometimento de doenças crônico degenerativas, mas também para promover uma sociedade mais saudável. Contudo, ainda existe uma lacuna científica acerca da relação entre a participação no esporte competitivo no contexto de clubes e a promoção do desenvolvimento psicossocial e a saúde mental de jovens atletas. Assim, este estudo buscou analisar os efeitos da idade, tipo de esporte e nível de experiência no desenvolvimento psicossocial e na saúde mental de jovens atletas de um clube brasileiro. Os participantes foram 220 atletas adolescentes do sexo masculino (Média = 14,09 anos; DP = 2,21) de esportes individuais e coletivos.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/78769

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.