Desenvolvimento e Reprodutibilidade de Um Sistema de Teste de Chutes Para Atletas de Taekwondo

Por: Amanda Isadora Santos Ribeiro.

91 páginas. 2020 13/02/2020

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve como objetivo desenvolver um sistema capaz de contar o número de chutes, medir o tempo, com precisão de milissegundos, para realizar um número fixo de chutes, controlar o tempo de pausa entre as séries, fornecer os resultados rapidamente e testar sua reprodutibilidade. Além disso, examinamos a possibilidade de usar o método baseado em vídeo como uma alternativa viável. O sistema de hardware consiste em um acelerômetro analógico com três eixos acoplados na parte de trás de um boneco de sparring, perto da região do tronco, que permite detectar a ocorrência de chutes. A taxa de amostragem empregada foi de 600 Hz por canal e a resolução do conversor analógico-digital foi de 10 bits para uma faixa de tensão de 0 a 3,3 Volts. O sistema de software LabVIEW foi utilizado para implementar uma rotina com a interface da tarefa, bem como o processamento e armazenamento dos dados coletados. Dezessete atletas de Taekwondo visitaram o laboratório em duas ocasiões diferentes, intercaladas por uma semana. Em cada sessão de procedimentos experimentais, os sujeitos executaram a avaliação de desempenho pelo teste de chutes. Além disso, na primeira sessão, a avaliação de desempenho foi filmada com uma câmera GoPro usando uma taxa de 120 quadros por segundo. Em conclusão, o sistema desenvolvido foi capaz de identificar 100% dos chutes realizados pelos atletas e demonstrou boa reprodutibilidade absoluta e relativa. A análise baseada em vídeo pode ser usada como uma ferramenta mais viável para treinadores e preparadores físicos.

Endereço: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10608694

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.