Desenvolvimento do Futebol Praticado Por Meninas e Mulheres: Conceitos, Ações e Implicações

Por: Júlia Barreira Augusto.

2021 27/05/2021

Send to Kindle


Resumo

O desenvolvimento do futebol praticado por meninas e mulheres tem atraído a atenção de praticantes, governos e pesquisadores no mundo todo. Apesar da crescente popularidade, poucos estudos investigaram os agentes, as estratégias e os recursos que desafiaram a hegemonia dos homens na modalidade pela perspectiva da gestão do esporte. O objetivo geral desse estudo é analisar o desenvolvimento do futebol praticado por meninas e mulheres, buscando identificar os elementos que potencializaram ou limitaram esse processo. Para analisar esse complexo fenômeno, realizamos três estudos correspondentes aos capítulos da tese. A partir da revisão integrativa realizada no Capítulo 1, definimos o desenvolvimento do esporte como um processo longitudinal de aumento da participação esportiva e de melhoria de desempenho imerso em fatores culturais, sociais, políticos e econômicos. Agentes esportivos podem catalisar esse processo ao proporem estratégias de desenvolvimento e fornecerem recursos para a prática esportiva. No Capítulo 2 analisamos o processo de desenvolvimento do futebol de mulheres em onze países do mundo que apresentam elevados níveis de participação e desempenho nos seus continentes. A partir de entrevistas semiestruturadas com agentes esportivos das diferentes nacionalidades, encontramos um futebol de mulheres em desenvolvimento, tendo os Estados Unidos (EUA) como principal referência nesse processo. O país se destaca pela participação efetiva das organizações esportivas, pelo oferecimento de competições esportivas, pelo estabelecimento de uma liga profissional e pelo processo de formação de profissionais de comissão técnica. Esses elementos são apontados como necessários nos demais países investigados. A baixa quantidade de público nos estádios e de participação de mulheres em cargos de liderança aparecem como pontos a serem melhorados tanto no sistema norte-americano quanto nos demais países estudados. Por fim, no Capítulo 3 analisamos as ações da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) para o desenvolvimento do futebol de mulheres no continente sul-americano a partir das notícias disponíveis no site oficial da confederação. As ações da CONMEBOL são recentes e propostas, na maioria dos casos, para suprir as exigências da Federação Internacional de Futebol (FIFA). Ao mesmo tempo que as notícias mostram uma preocupação dos dirigentes da confederação com o futebol de mulheres, também revelam a ausência de um programa de desenvolvimento com metas claras e objetivas. Identificamos que as competições esportivas correspondem ao primeiro e principal recurso oferecido pela CONMEBOL para as praticantes no continente. Além das contribuições teóricas, o conhecimento produzido a partir desses três estudos pode auxiliar diferentes agentes do sistema esportivo em tomadas de decisão para ampliar as oportunidades de acesso, o engajamento e a manutenção de meninas e mulheres no futebol.

Endereço: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10942190

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.