Cultura da Participação e da Convergência na Copa do Mundo Fifa 2014: Um Estudo a Partir de Imagens Compartilhadas no Twitter
Por: éverton Vasconcelos de Almeida e Isabel Colucci Coelho.Resumo
A Copa do Mundo Fifa une a maior parte dos brasileiros sob a condição de torcedores, desde antes mesmo da chegada da televisão ao país. Participa-se, durante a Copa do Mundo, não só de evento esportivo, mas também midiático. Ao redor do campeonato, orbitam diversos tipos de narrativas: ufanistas, publicitárias, noticiosas e até mesmo políticas. O advento dos recursos participativos da internet tornou possível a mensuração direta da resposta do público a estas mensagens. Este artigo pretende analisar como se deu a repercussão das imagens sobre a Copa do Mundo na rede social Twitter, e a natureza deste conteúdo quanto à origem destas mídias: criação do público, montagens e remixes, produções publicitárias ou da mídia tradicional. Esta análise será realizada a partir das dez imagens mais compartilhadas na rede social durante a fase eliminatória do campeonato, identificadas a partir de metodologia desenvolvida pelo LABIC/UFES.
Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2015v27n45p138
Tags: Copa do Mundo, Twitter