Críquete e Nacionalismo Hindu na índia: Ilusões da Interpretação Textual

Por: Nissim Mannathukkaren.

Pensar a Prática - v.15 - n.1 - 2012

Send to Kindle


Resumo

Este artigo apresentará uma crítica da tentativa da teoria pós-colonial em ler o nacionalismo no críquete exibido no filme de Bollywood, Lagaan, que foi indicado ao Oscar. Esse filme contesta a missão civilizatória do colonialismo britânico e também restaura a agência das classes subalternas. Diferente disso, este trabalho argumenta que o nacionalismo no críquete reproduz o nacionalismo burguês indiano, que não tem lugar para o subalterno. Também argumenta que a tese pós-colonial de descolonização e indigenização do críquete supostamente realizada por Lagaan é marcada por um culturalismo que não considera fatores estruturais como capital, classe e casta que dominam a instituição do críquete na Índia. Por fim, contra a tendência da teoria pós-colonial em ler os textos de forma isolada do contexto, afirma-se que o nacionalismo do críquete no filme pode ser entendido ao localizá-lo em relação à atual suposição onde as forças de capital e o nacionalismo são hegemônicos.

Endereço: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/18020/10911

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.