Conteúdos e Métodos de Ensino Preconizados Por Treinadores de Handebol nas Categorias Sub-14 e Sub-16

Por: Mayara Gonçalves Madeira.

2020

Send to Kindle


Resumo

O handebol é caracterizado como um jogo coletivo esportivizado (JCE) de invasão, no qual há relações de cooperação e de oposição. O cenário complexo e imprevisível do handebol é influenciado pelos elementos técnicos e pelos elementos técnico-táticos inerentes à cada fase do jogo (ofensiva, defensiva e transições), nas quais os jogadores devem tomar decisões para solucionar as situações-problema que aparecem. Nesse contexto, o treinador tem o papel pedagógico importante no processo de ensino-aprendizagem, que é inerente a cada faixa etária e considera capacidades cognitivas e motoras dos jogadores e conteúdos específicos, ensinados a partir de diferentes métodos de ensino. A observação dos elementos técnico-táticos do jogo pode revelar informações sobre o desenvolvimento dos jogadores, da equipe e fornecer importantes parâmetros para o treinamento das equipes. Esta pesquisa objetiva a identificação do processo de ensino-aprendizagem durante a formação de jogadores das categorias sub-14 e sub-16 a partir da opinião de treinadores da categoria, de modo a elencar os conteúdos e os métodos de ensino relevantes e priorizados nas categorias em questão. Para a análise das entrevistas com os treinadores selecionados foi utilizado o método de Análise Temática (AT). Desta maneira foi possível observar que, de modo geral, na categoria sub-14 ofensivamente os treinadores se dividem quanto à preferência dos fundamentos técnico-táticos individuais, meios táticos de grupo e aspectos cognitivos e tomada de decisão, já na fase defensiva priorizam os aspectos cognitivos e tomada de decisão. Utilizando o TGfU para o ensino destes, sendo que os métodos tradicionais pouco aparecem. Na categoria sub-16, os meios táticos de grupo e aspectos cognitivos e tomada de decisão são os que mais ocorrem na fase ofensiva e defensiva. Igualmente à categoria sub-14, o TGfU é preferido em relação aos métodos tradicionais.

Endereço: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=8951430

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.