Conhecimentos e Competências dos Treinadores de Rugby de Categorias de Base: Comparação Entre Importância Atribuída e Domínio Percebido

Por: Amanda Franco da Silva, Camila Borges Müller, Ciana Alves Goicochea, Eraldo dos Santos Pinheiro e Marcelo Kopp Toescher.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.44 - n.1 - 2022

Send to Kindle


Resumo

Objetivou-se comparar a importância atribuída (IA) e o domínio percebido (DP) de conhecimento e competências de treinadores de rugby do campeonato nacional juvenil. Treinadores das seleções estaduais de rugby (n=19) responderam o Questionário dos Conhecimentos e Competências do Treinador sobre a IA e o DP classificados em escala Likert. O teste de Wilcoxon foi realizado para comparar IA e DP. Os resultados relacionados aos conhecimentos apresentaram IA significativamente maior que DP. Nas competências, apenas o item “planejar uma sessão de treino” não apresentou diferença significativa entre IA e DP. Conclui-se que a IA é maior que o DP em diversas questões relacionadas aos conhecimentos e competências percebidas de treinadores de rugby juvenil.

Endereço: https://www.scielo.br/j/rbce/a/c3SBm8GX4ksSnSTDywjCgNy/abstract/?lang=pt

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.