Complexidades Identitárias em Santa Catarina: Apontamentossobre Narrativas de Rivalidadeentre os ‘cinco Grandes’ do Futebol Catarinense (2009-2018)

Por: Matheus Simões Mello.

43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

Este artigo busca compilar os principais resultados obtidos em minha tese doutoral, que visoucompreender como jornais de Santa Catarinaconstroem narrativas de rivalidade entre os cinco principais clubes de futebol do estado: Chapecoense (Chapecó), Criciúma (Criciúma), Joinville (Joinville) e Avaí e Figueirense (ambos de Florianópolis). No início da pesquisa,partimos da premissa de que os veículosapresentavamnarrativas divergentes entre si, e usavam de aspectos culturais tanto na representação local quanto no estabelecimento do rival estadual como uma alteridade, hipótese que fora parcialmente comprovada. O corpusfoi composto por 342 exemplares de quatro diários, um de cada cidade, publicados entre 2009 e 2018. As análises foram norteadas pela Análise Crítica da Narrativa, sendo este o procedimento metodológico adotado

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.