Circunferência do Pescoço Como Uma Medida de Identificação da Síndrome Metabólica em Militares

Por: Laércio Camilo Rodrigues.

53 páginas. 2020 03/03/2020

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO: A Circunferência do Pescoço (CP) é uma medida antropométrica que recentemente vem sendo utilizada para diagnóstico da obesidade e síndrome metabólica (SM). Os valores de corte da CP para diagnóstico da SM na população militar brasileira ainda não foram definidos. O objetivo desta dissertação foi investigar a capacidade da CP para identificar obesidade central e SM em militares, do sexo masculino, do Exército Brasileiro. MÉTODOS: Participaram do estudo 602 militares, do sexo masculino, com idade de 34 + 9,9 anos. Foram mensuradas a estatura, massa corporal, CP, circunferência da cintura (CC) e pressão arterial. A massa gorda total, massa magra total e o tecido adiposo visceral (TAV) foram estimados através da técnica de absorciometria por dupla emissão de raios - X (DXA). Testes sanguíneos, incluindo glicemia de jejum, níveis séricos de triglicerídeos e lipoproteína de alta densidade foram mensurados em 271 participantes. RESULTADOS: A CP mostrouse positivamente correlacionada com TAV (r: 0,650), massa gorda total (r: 0,632), massa magra (r: 0,632) e CC (r: 0,759). A análise da curva ROC demonstrou um bom poder discriminativo da CP para predizer a SM, propondo o valor de 40,2 cm como ponto de corte da CP para diagnóstico em militares fisicamente ativos. CONCLUSÃO: Os resultados sugerem que a CP está fortemente correlacionada com indicadores de composição corporal, estimados por DXA, como TAV, massa gorda e massa magra. Além disso, os resultados também sugerem que a CP, mensurada na margem inferior da cartilagem cricoide, maior que 40,2 cm está associada à três ou mais fatores de diagnóstico da SM em militares da ativa do EB, do sexo masculino.

O trabalho não possui divulgação autorizada

Endereço: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=9802736

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.