Cidade-sede da Alegria: a Fortaleza da Copa do Mundo nas Páginas do Jornalismo Local
Por: Alissa Cendi Vale de Carvalho, Emylianny Brasil da Silva e Sílvia Helena Belmino Freitas.Resumo
Este artigo procura compreender o papel do jornalismo local para referendar e/ou contrapor a imagem de Fortaleza como Cidade-sede da Alegria, conceito criado pela Prefeitura municipal para divulgar a cidade na Copa do Mundo de Futebol da FIFA 2014. Para tanto, foi analisada a cobertura realizada pelo Diário do Nordeste, o jornal de maior circulação no estado, entre junho e julho de 2014. Por meio da análise de conteúdo, proposta por Bardin (1977), foram analisados 38 textos qualitativamente e estabeleceu-se categorias que serviram de parâmetros para compreender essa imagem. Conclui-se que o jornalismo restringe a cidade ao litoral, silencia outras áreas urbanas para apresentar uma imagem predominantemente positiva e turística de Fortaleza.
Endereço: https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/4631
Tags: Copa do Mundo, Mídia