Cidade-sede da Alegria: a Fortaleza da Copa do Mundo nas Páginas do Jornalismo Local

Por: Alissa Cendi Vale de Carvalho, Emylianny Brasil da Silva e Sílvia Helena Belmino Freitas.

Revista Eptic - v.18 - 2016

Send to Kindle


Resumo

Este artigo procura compreender o papel do jornalismo local para referendar e/ou contrapor a imagem de Fortaleza como Cidade-sede da Alegria, conceito criado pela Prefeitura municipal para divulgar a cidade na Copa do Mundo de Futebol da FIFA 2014. Para tanto, foi analisada a cobertura realizada pelo Diário do Nordeste, o jornal de maior circulação no estado, entre junho e julho de 2014. Por meio da análise de conteúdo, proposta por Bardin (1977), foram analisados 38 textos qualitativamente e estabeleceu-se categorias que serviram de parâmetros para compreender essa imagem. Conclui-se que o jornalismo restringe a cidade ao litoral, silencia outras áreas urbanas para apresentar uma imagem predominantemente positiva e turística de Fortaleza.

Endereço: https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/4631

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.