Campeonato On-line de Judô Para Todos: Benefícios e Valores Universais

Por: Bruno Felipe Assoni Faleiro, Edenir Serafini, Indiana Paula Bagnara, , Kelly Centenaro Giacomel, Larissa Tressi, Pedro Henrique Baidek, Rodrigo Krempaski Ribeiro, Stefany Krebs e Vanderlei Ramos de Oliveira Junior.

Anais do Fórum de Estudos Olímpicos 2021 e III Simpósio Latino-americano Pierre de Coubertin.

Send to Kindle


Resumo

E m 2020, o esporte precisou se reinventar e encontrar caminhos seguros para manter toda sua cadeia estrutural ativa. É neste contexto que nasce o Nacional de Judô Funcional, em formato de competição inédito na história da Confederação Brasileira de Judô, que une o mundo real e o virtual. Unir e mobilizar toda a comunidade do Judô por meio de uma competição transmitida on-line, promovendo o engajamento e a interação entre todos os envolvidos com a modalidade, como forma de manter os judocas ativos e conectados com o Judô. Nos confrontos, os atletas são separados de acordo com suas classes de idade e categoria de peso, realizam dentro de um período de tempo pré-estabelecido, uma série de movimentos constituídos por um exercício funcional (abdominal, polichinelo, prancha, etc.) combinado com a execução de uma técnica de Judô de forma individual. Tudo isso transmitido ao vivo pelo Canal Brasil Judô, no YouTube. Os movimentos de cada atleta são analisados por uma banca composta por três árbitros e é declarado vencedor do duelo o atleta que realizar o maior número possível de repetições válidas, dentro do tempo estabelecido previamente pela organização. No caso de empate haverá o Golden Score até que se tenha um vencedor. Vence o atleta com maior número de repetições válidas. Os atletas e técnicos receberão medalhas e as Federações classificadas até o terceiro lugar foram premiadas com troféus. Neste período de distanciamento social imposto pela pandemia do COVID-19, conclui-se que este formato de campeonato on-line trouxe como maior vitória a integração de toda a comunidade de judocas, técnicos, amigos e familiares durante os finais de semana de disputa. Uma verdadeira lição de Jita Kyoei (princípio da prosperidade e benefícios mútuos, importância da solidariedade humana para o bem individual e universal). 

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.