Cálculo das Forças Internas na Coluna Lombar Pela Técnica da Dinâmica Inversa

Por: Cláudia Tarragô Candotti, Jefferson Fagundes Loss, Lucas Dutra Araújo, Maicon Pasini, Marcelo La Torre e Mônica de Oliveira Melo.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.29 - n.2 - 2008

Send to Kindle


Resumo

Com o objetivo de estimar as forças internas que atuam sobre a coluna lombar durante a atividade de levantar objetos, dez indivíduos executaram quatro técnicas de levantamento (TL), com velocidade controlada, sendo registrados, simultaneamente, dados de dinamometria e cinemetria 2D. Utilizando a dinâmica inversa, foram calculadas as forças articular resultante (FA) entre L5/S1 e muscular resultante (FM) dos eretores da coluna vertebral. As magnitudes dos valores maximos da FA e FM foram comparadas através de ANOVA para medidas repetidas. Os resultados demonstraram que a técnica da dinâmica inversa mostrouse adequada para estimar as forças atuantes na coluna vertebral e que as FA e FM não diferiram significativamente (p>0,05) entre as quatro TL, não fornecendo subsídios para opção por uma ou outra TL

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/116

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.