Brincando e Aprendendo: Aspectos Relacionais da Criança com Autismo
Por: Gabriel Vighini Garozzi, Ivone Martins de Oliveira, José Francisco Chicon, Marcos Ferreira Coelho e Maria das Graças Carvalho Silva de Sá.Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.41 - n.2 - 2019
Resumo
Este estudo objetiva compreender os aspectos relacionais de uma criança com autismo na relação com outras crianças em situações de brincadeiras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os sujeitos foram 17 alunos, de três a seis anos, dez de um Centro de Educação Infantil, seis com autismo e uma com síndrome de Down. A coleta de dados foi feita por meio da observação participante, videogravação dos atendimentos e registros em diário de campo. A pesquisa permite constatar que o trabalho desenvolvido em ambiente social inclusivo, potencializado pela ação mediadora dos adultos e colegas mais experientes, favorece que as crianças com autismo apresentem atitudes que apontam sua predisposição para compartilhar brincadeiras com os colegas.
Tags: Brincadeiras, Interação Social