Bola na Rede e o Povo nas Ruas! Estado Novo, Imprensa Esportiva e Torcedores na Copa do Mundo de 1938: o Futebol Construindo a Nação

Por: Felipe Morelli Machado.

Recorde: Revista de História do Esporte - v.4 - n.1 - 2011

Send to Kindle


Resumo

Este artigo analisa a Copa do Mundo de futebol disputada em junho de 1938 na França, entendida como momento emblemático para a compreensão das negociações, conflitos e tensões sociais que permearam a construção da "nação" a partir do envolvimento de figuras proeminentes do Estado Novo, imprensa esportiva e torcedores com a campanha do selecionado brasileiro. Trata-se de um episódio esportivo de grande repercussão na vida nacional e cuja mobilização em torno da seleção revela concepções distintas a despeito do "Brasil" que se fazia representar em campos franceses. Mais do que um elemento promotor de unidade, capaz de congregar - na mesma torcida -, grupos sociais antagônicos e irmanar - sob uma mesma paixão - indivíduos dos mais diferentes perfis sócio-culturais, o futebol emerge neste episódio como espaço de disputas, desavenças e rivalidades que se encontram na base da edificação do sentimento nacional e da afirmação de um "estilo brasileiro" de jogar bola.

Endereço: https://revistas.ufrj.br/index.php/Recorde/article/view/726

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.