Bocha Adaptada: Análise Cinemática do Arremesso e Sua Relação com a Realidade Virtual.

Por: Raquel Cymrot, Raquel Daffre de Arroxellas, Rosangela Guimarães Romano e Silvana Maria Blascovi Assis.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.39 - n.2 - 2017

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Resumo

O objetivo deste estudo foi correlacionar características biomecânicas do membro superior durante o arremesso da bocha adaptada e do jogo boliche do Kinect Sports do videogame Xbox da Microsoft Games Studios®. Participaram da pesquisa oito atletas, cinco classificados como BC2 e três como BC4. Foram coletadas medidas das angulações de punho e cotovelo e da velocidade linear média dos arremessos mais eficientes por meio de filmagens para análise cinemática. Foram encontradas semelhanças nas angulações de punho e cotovelo e na velocidade linear média dos arremessos em ambas as situações. Dessa forma, conclui-se que o uso da realidade virtual é um fator a ser considerado no treinamento da bocha adaptada.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0101-32892017000200160&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

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