Associação da Atividade Física Entre Pais e Filhos: Atualização de Revisão em Estudos Brasileiros - Report Card Brasil

Por: Bruna Tamyres Ciccoti Saraiva, Camila Cassemiro Rosa, Crystian Bittencourt Oliveira, Diego Giulliano Destro Christofaro, Gabriela Caroline Rodrigues Silva, Jorge Mota, Tatiana Machado de Mattos Damato e William Rodrigues Tebar.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.23 - 2021

Send to Kindle


Resumo

Esta atualização de revisão sistemática teve como objetivo buscar por novas evidências acerca da prática de atividade física de pais e filhos em estudos brasileiros. Uma nova busca na literatura por estudos brasileiros publicados até 31 de dezembro de 2019 foi realizada em cinco bases de dados (Medline, Embase, Cinahl, Lilacs and SciELO) por meio da combinação de palavras-chave sobre crianças e adolescentes, atividade física e apoio parental, restritos aos idiomas inglês e português. Como resultado, apenas um novo estudo foi incluído além daqueles provenientes da revisão prévia, que corroborou com os achados prévios sobre a relação positiva da atividade física entre pais e filhos. Os estudos que foram incluídos (n=14) são apresentados de acordo com a distribuição geográfica, ano de publicação, desenho da pesquisa e método de avaliação da atividade física. São destacadas limitações e futuros direcionamentos sobre domínios específicos da atividade física e volume semanal, bem como influência dos pares e do ambiente. Os achados desta revisão reforçaram que o estilo de vida dos pais corresponde a um fator importante para promoção de estilo de vida ativo em crianças e adolescentes brasileiros.


 

Endereço: https://www.scielo.br/j/rbcdh/a/rWH5x6MvttXnK9cvZ3WZ4Vp/abstract/?lang=pt

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.