Aspectos Relacionados Ao Desempenho Esportivo de Judocas: Uma Revisão Sistemática

Por: Fernando Luiz Cardoso, Mariana Souza Hreisemnou, Rubiane Guarino Pereira, Thiago Emannuel Medeiros e Walan Robert da Silva.

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte - v.10 - n.4 - 2020

Send to Kindle


Resumo

OBJETIVO: Verificar sistematicamente na literatura as variáveis que explicam o desempenho esportivo de atletas de judô. MÉTODO: Foi realizada uma combinação dos termos martial arts, judo, combat sports, olympic combat sports, sport psychology, sport performance, socioeconomic status e athlete nas seguintes bases de dados: Scopus, Pubmed, Psycnet, Sport Discus, Science Direct, Web of Science, Bireme e Scielo. Ao final da busca, sete artigos atenderam aos critérios de elegibilidade. RESULTADOS: o Efeito da Idade Relativa está presente nas categorias mais pesadas do judô. Estar ranqueado prevê parcialmente o desempenho competitivo. Na percepção de treinadores de judô, as valências físicas podem ser preditoras de resultado. A iniciação precoce não indica  sucesso na fase adulta. Apoio social, prazer pela prática e determinação são importantes para o desenvolvimento do talento esportivo. CONCLUSÃO: Conclui-se que o desempenho no judô é um fenômeno multifatorial pouco estudado e que envolve aspectos de ordem biológica e ambiental.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBPE/article/view/11073

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.