Aptidão Motora dos Policiais Militares do Curso da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (esfas) da Brigada Militar de Santa Maria – Rs

Por: Ana Carolina Vale Fernandes, Andrezza Bond Vieira Furtado, Daiana Cristina Dickel, Eduardo Mezomo Fantinel e Luciane Sanchotene Etchepare Daronco.

Conexões - v.13 - n.1 - 2015

Send to Kindle


Resumo

Para avaliar o nível de aptidão motora dos policiais militares inscritos no curso da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos da Brigada Militar de Santa Maria, foram mensuradas as qualidades físicas flexibilidade, agilidade, potência de membros superiores, potência de membros inferiores, velocidade, resistência muscular localizada e resistência cardiorrespiratória. O estudo contou com 117 participantes com idade média de 44,15 anos, que obtiveram, segundo estatística descritiva, resultados médios classificados como bom para os testes de abdominal modificado (32,91) e Cooper (2352,94m), intermediário para o arremesso de medicine ball (5,12m) e fraco para sentar e alcançar (26,38cm), Shuttle-Run (12,4s), 30 metros (5,2s) e impulsão horizontal (1,8m). O resultado não foi considerado satisfatório e, assim, são necessárias aplicações de medidas buscando o aprimoramento da aptidão motora dos inscritos na EsFAS.
 

Endereço: http://conexoes.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/1160

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.