Aptidão Física de Alunos do Ensino Médio Praticantes e Não Praticantes de Jiu-jitsu
Por: Carmen Sílvia Grubert Campbell, João Maurício de Oliveira Coelho, José Augusto Vieira Gehre, José Luiz Queiroz e Willson Botelho Neto.Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.18 - n.2 - 2010
Resumo
A força, a velocidade, a flexibilidade, a resistência, a coordenação e o equilíbrio, estão dentro das capacidades treináveis para o desenvolvimento do jiu-jítsu. O objetivo deste estudo consistiu em comparar a aptidão física e indicadores de crescimento de adolescentes com idade média de 16,04±0,62 anos que estão regulamente matriculados no ensino médio, praticantes ou não de jiu-jítsu. A amostra foi constituída por 25 alunos do ensino médio divididos em três grupos sendo, praticantes de jiu-jítsu iniciantes (GI=9), avançados (GA=7), e controle (GC=9) que não praticavam jiu-jítsu. Os adolescentes foram submetidos à avaliação de peso, altura, %G, pressão arterial de repouso, e uma bateria de testes de aptidão física sugerida por Gaya & Silva (2007). Para a análise estatística foi utilizada ANOVA one-way para as comparações entre os grupos, e a significância estatística foi de p
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