Send to Kindle


Apresentação

É inquestionável a ausência de informações sobre das políticas públicas de esporte e lazer na região Norte do Brasil, sendo motivo de atenção e porque não dizer de preocupação dos dirigentes da Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e Lazer do Ministério do Esporte -Sendel.

Sentindo a necessidade de cobrir essa lacuna os dirigentes da SENDEL programaram o levantamento das condições reais das políticas públicas de esporte e lazer implementadas na Região Norte do Brasil, através do "Diagnóstico do Esporte e Lazer na Região Norte Brasileira - o existente e o necessário", projeto da Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e Lazer do Ministério do Esporte, coordenado pela Universidade Federal do Amazonas tendo como colaboradores a Universidade Federal do Pará e o Instituto Luterano de Ensino Superior de Porto Velho.

Um dos aspectos relevantes desse trabalho é sem dúvida, a identificção dos municipios da região Norte nos seus aspectos físicos registrando-se as características peculiares de uma região de floresta e de rios além de elucidar as suas reais necessidades de políticas públicas de esporte e lazer.

Acresça-se que o conhecimento produzido a partir dos resultados encontrados poderá proporcionar um modelo de gestão de programas de esporte e lazer para subsdiar a elaboração de ações educativas devidamente adequadas aos diferentes níveis e especificidades da população em suas diversas faixas etárias, principalmente às comunidades populares que vivem em condições de vulnerabilidade.

O processo de coleta privilegiou a oficialidade: as secretarias de Estado de Esporte e Lazer, secretarias municipais de Esporte, secretarias de Estado da Educação, secretarias municipais de Educação (capital e interior), federações esportivas e ligas esportivas municipais, associações de bairro, escolas municipais e estaduais, conselhos municipais e estaduais, entidades culturais além de outras que se manifestam por meio de documentos oficiais referentes a políticas públicas.

Nossa intenção é apresentar os dados finais desse trabalho como material fidedigno para subsidiar o poder público, as universidades e demais órgãos interessados na temática com informações seguras para discurtir a elaboração e a realização de políticas públicas de esporte e lazer além de ações que possam contribuir para a tão discutida qualidade de vida da população, através da transformações positivas e duradouras na sociedade.

A obra está distribuída em dois blocos:

O primeiro bloco intitulado CONVERSANDO SOBRE POLÍCAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER, apresenta uma abordagem sobre o lazer como direito social no Brasil, a questão da acessibilidade e inclusão social além da participação popular nas políticas públicas de esporte e lazer. Esse material, colaboração dos nossos colegas da UFPA, foi reconhecido pela equipe de pesquisadores como útil para enriquecer o entendimento das questões das Políticas Públicas de Esporte e Lazer.

Já o segundo bloco dividido em três partes, intitulado INVESTIGANDO A AMAZÔNIA, registra a essência da obra, resultado das pesquisas de campo realizadas nos três Estados. A abordagem inicia com a descrição do processo de coleta passando pela caracterização das localidades, finalizando com os dados recolhidos.

Sabemos que é notória a dificuldade para realizar pesquisa de campo nas cidades do interior na região Norte dada a sua carcterística de região de água abundante e floresta densa, onde os deslocamentos são feitos com muita dificuldade e demora.

Registre-se que as equipes souberam vencer essas dificuldades de forma elogiável.

Entendemos que este é um trabalho pioneiro do Ministério do Esporte e que merece destaque pela importante contribuição que trará em se tratando de informação científica, portanto, segura.

Ver Arquivo (PDF)

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.