Aprendizagem de Uma Habilidade Motora Seriada em Diferentes Estágios de Desenvolvimento
Por: Ariane Brito Diniz, Dayana da Silva Oliveira, Debora Hashiguchi, Elisa Renata Freitas Guerra Correia, Ilana Santos de Oliveira, Luciano Basso, Maria Teresa Cattuzzo e Natália Barros Beltrão.Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.26 - n.1 - 2012
Resumo
Este estudo investigou a aprendizagem de uma tarefa motora seriada em diferentes estágios de desenvolvimento. Quinze crianças, 14 adultos e 13 idosos praticaram a tarefa de rastrear uma sequência de seis estímulos luminosos durante 10 blocos de tentativas ou até descobrir a sequência, constituindo a fase de estabilização e mais dois blocos de tentativas, referentes as fases de adaptação I e II. O desempenho foi mensurado por meio das respostas funcionais e não-funcionais e das sequências funcionais. Os resultados indicaram que os adultos foram superiores aos demais participantes, e idosos apresentaram melhor desempenho que crianças apenas no início da prática, sugerindo que o estágio de desenvolvimento interage com o processo de aprendizagem motora.
Endereço: http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v26n1/a12v26n1.pdf