Aprendendo Esportes Coletivos da Perspectiva de Alunos de Puyehue, Chile
Por: Luis Alfredo Añazco Martinez, Luis Eduardo Alvarado Oyarzo, Miriam Roxana Oyarzun Verdugo, Osvaldo Marcelo Diaz Santibañez e Vicente Angel Salom Aros.Resumo
O presente estudo tem como objetivo conhecer a percepção sobre os esportes coletivos nas aulas de Educação Física na comuna de Puyehue. O esporte coletivo contribui para a saúde física e mental dos alunos e é um dos temas fundamentais dos planos e programas de estudos da Educação Física escolar do Sistema Educacional Chileno. Nesta pesquisa, é utilizado um questionário de percepção com questões fechadas, aplicado a 90 alunos de três estabelecimentos de ensino da comunidade de Puyehue durante o final do ano letivo. Os resultados mostram que o esporte que mais interessa aos alunos é o futebol e a prática de esportes coletivos na aula de Educação Física, principalmente o interesse pelo prazer e diversão. Os resultados também mostram que utilizar as linhas como metodologia de ensino é o que os alunos menos gostam de fazer, o que indica que é importante conhecer a percepção dos alunos para aprimorar o ensino dos esportes coletivos.
Referências
Andrés Gutiérrez, A., Andrés Gutiérrez, C., y Barbero-González, J.I. (2017). ¿De qué hablan los niños cuando hablan de Educación Física? Ágora para la Educación Física y el Deporte, 19(2-3), 207-225. https://doi.org/10.24197/aefd.2-3.2017.207-225
Álvarez de Zayas, C., y González, E. (2002). Lecciones de didáctica general. Editorial Magisterio
Endereço: https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/2193
Tags: Alunos, Aprendizagem, Educação Física, Percepção