Análise do Vo2 Máximo dos Militares do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos

Por: 1º Ten Grace Guindani Vidal, 1º Ten Viviane Conceição Zanini Tauil, 2º Ten Marcos Antonio do Nascimento e Roberta de Sant Anna Teixeira Siston.

40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO: Na profissão militar, independente da função é de grande importância manter um bom nível de condicionamento físico, pois este reflete no desempenho das atividades operacionais, administrativas e na qualidade de vida. A capacidade cardiorrespiratória é inerente ao militar e conceituada como a habilidade de realizar atividades físicas, de modo dinâmico, com a participação de grandes massas musculares com intensidade moderada e por períodos de tempo mais prolongados e, um dos métodos para avaliar essa capacidade é pelo volume máximo de oxigênio (VO2 máx) consumido durante a atividade física. O VO2 máx é uma indicação que pode ter reflexos na integração entre sistema respiratório (captação do oxigênio), cardiovascular (transporte de oxigênio) e muscular (utilização do oxigênio) para obtenção de energia no momento do exercício ou da atividade física.OBJETIVO: Analisar o nível de condicionamento físico dos militares do CPORAER-SJ pelo VO2 máx. MÉTODOS: Participaram da amostra 84 militares, seis mulheres e 78 homens, com idade entre 19 a 45 anos e com o IMC médio de 25,1±3,31. Para a estimativa do VO2 máx foi utilizado o teste de pista de Cooper, os avaliados correram em uma pista de 400 metros a maior distância possível em 12 minutos. Os valores das distâncias percorridas foram anotados e substituídos na formula VO2 máx =(distância/metros – 504,9) / 44,73 em ml/kg/min, para calcular o VO2 máx. Os resultados dos militares foram classificados em: superior, excelente, boa, média, fraca e muito fraca de acordo com a tabela de referência vinculada ao teste de Cooper. RESULTADOS: Os resultados estão apresentados na figura 1. CONCLUSÃO: O estudo demonstrou que 85% os militares do CPORAER-SJ estão classificados entre o condicionamento médio e superior, com apenas 15% abaixo da média, com isso, concluímos que os militares do CPORAER-SJ estão bem condicionados em relação à capacidade cardiorrespiratória. 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.