Análise da Relação Entre Coordenação Motora, Aptidão Física e Desempenho Acadêmico em Crianças: Implicações Para a Educação Física na Escola

Por: Daniel das Virgens Chagas, Dirceu Gama, Gustavo Leporace, Joyce Ferreira Carvalho e Luiz Alberto Batista.

Pensar a Prática - v.19 - n.3 - 2016

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Resumo

O objetivo do estudo foi analisar o inter-relacionamento entre coordenação motora, aptidão física e desempenho acadêmico. Cento e dezenove escolares foram recrutados. Os níveis de coordenação, aptidão física e desempenho acadêmico foram estimados utilizando-se, respectivamente, os testes KTK, sit-up e exames governamentais. Os resultados indicaram que os níveis de força/resistência muscular podem influenciar as associações entre coordenação e desempenho acadêmico, assim como os níveis de coordenação podem influenciar as associações entre força/resistência e desempenho acadêmico. As tendências de associações positivas entre as variáveis analisadas sugerem que a prática de atividades físicas nas escolas não deve ser preterida em detrimento do alcance de metas no desempenho escolar.

Endereço: http://revistas.ufg.br/fef/article/view/37694

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